Como escolher a Cortina Certa

Por: Maritza Villarroel
Exclusivamente para Rex Tecidos
Tecidos Finos Do Mundo Todo

Quando se trata de escolher uma cortina temos muitas opções. Para selecionar a cortina certa para seu ambiente, temos que ter uma idéia de todas as opções  possíveis: Modelos, texturas, materiais, tamanhos e funcionabilidade, porque não basta conhecer tudo, a escolha de uma cortina inadequada pode estragar a decoração do ambiente todo.

 

As coisas mais importantes a considerar ao escolher cortinas são as seguintes:

É preciso definir são quais os fatores que influenciarão o ambiente em que a cortina sera instalada, e qual função ou finalidade ela terá nesse ambiente.

 

As variáveis ​​podem ser muitas. Mas deve ficar claro que as razões em que temos que  pensar em uma cortina são muitas mais, entre elas:

 

• Valorização da vista para o exterior.

• Filtrar a entrada da luz.

• Regular a privacidade.

• Ampliar ou reduzir um defeito de construção.

• Combinar com alguns detalhes da decoração do ambiente.

• Reduzir ou ampliar uma sala visualmente ou uma janela.

 

Uma vez que estamos certos que vamos usar a cortina, você pode começar a definir os detalhes estéticos: tipo de sombra, cor, tecido. O tipo de cortinas é dada de acordo com o sistema utilizado para pendurar e design adequado.

 

A cortina clássica com barra

 

A mais conhecida e pratica são as penduradas em barras, fácil de aplicar, decorativo e adaptável a qualquer tipo de janelas. No mercado existem diferentes materiais, madeira, ferro, pátina em cores diferentes, etc, isso força-nos a adaptar a cortina   de acordo com o estilo da sala: Uma haste de madeira polida é recomendada para uma decoração rústica, mas poderia ser usada também em um estilo moderno.

Conhecer bem esses detalhes são essenciais no momento de sua escolha.

Outro aspecto da barra são elementos complementares: anéis, suportes e terminais. Você tem que considerar as diferentes opções, de acordo com o que quer dar mais destaque.

 

Sobre as cabeças, ou a extremidade superior da cortina: Elas

podem ser plana, com pregas duplas ou triplas, com ou sem borda, etc. A partir dai escolhemos os anéis ou clipes que irão mantê-los alinhado, embora a cabeça também pode incluir outros métodos tradicionais que fornecem os anéis.

 

Cortinas de trilho.

Estas cortinas são constituídas por uma calha de corrediça com guias.

Com o trilho a cortina é pendurada por meio de ganchos pequenos. Existem dois tipos de calhas de metal, mantendo tons plástico mais leve e mais resistente que são adequados para todos os tipos de cortinas.

Este sistema é completado por fios ou varetas para abrir ou fechar, que colocada do lado da janela ou integrado na cortina.

 

Escolha do tecido:

Um bom motivo para escolher o tecido é encontrar o tecido certo que nos permite deixar a luz necessária.

Em salas com poucas horas de luz solar direta, deve-se usar um tecido mais transparente e translúcido, permitindo a passagem de luz, mas oferecendo privacidade. Mas em quartos expostos à luz solar, cortinas grossas são necessárias, para evitar excesso de calor no verão e também durante todo o ano para evitar o  desgaste, móveis e objetos expostos à luz solar.

Todos os tecidos em geral, são bons para se fazer cortina. Se precisamos restringir a passagem de luz, é melhor optar pelo veludo cotelê, ou brocado. Os mais modernos são mais opacos, são tecidos cuja composição é apropriada para essa ocasião com um lado de vinilo, bloqueando a passagem de luz.

Se o que queremos, não é muito escuro ou simplesmente proteger a nossa privacidade, os melhores tecidos para usar são de algodão bem leve, estilo o de roupa de cama ou chiffon.

A escolha da cor e do design da cortina é fundamental para a decoração ou para o efeito que você deseja alcançar. As cortinas escuras irão ajudar a reduzir o quarto, enquanto as cortinas claras já fazem o efeito oposto ampliando o ambiente. As estampas grandes devem ser usadas ​​com cuidado.

Sempre se deve levar em conta o material, cor, design e tecidos que são usados nos móveis estofados. Onde se irá pendurar as cortinas, também é importante considerar a cor das paredes, o piso, tapete ou mesmo itens da decoração usados para harmonizar o espaço. O conjunto de tudo tem que estar em harmonia.

Visite a loja da Rex Tecidos para conhecer a coleção de nossos tecidos. Trabalhamos com todos os estilos e podemos te orientar na compra.

ronda-de-baile-jacquard-marron-clasica-cortina-de-la-ventana-el-par_crbvmr1324377576660

qhzwwg1334911036975

1

2

3

4

5

6

7

8

 

Request a Consultation

A fun, easy, and FREE consultation at our store located in Miami, Florida.

Name *
 
Email address *
 
Phone number *
 
consultation Type *
 
Appointments
Appointments are available Mon-Sat from 10 a.m. to 7 p.m. and Sun from 10 a.m. to 5 p.m.
Date *
time *
Additional details *
* Required Fields