A História da Roupa

Por: Maritza Villarroel
Exclusivamente para Rex Tecidos
Tecidos Finos Do Mundo Todo

O Guarda-roupas foi transformado através dos tempos, e muitas peças de roupas foram devido à descoberta de fibras de tecido, novas tendências e designers, que impuseram moda através dos anos.

É interessante saber como originaram-se as roupas e os acessórios de agora, os que  usamos todos os dias. São nossas peças pessoais, mas que formam uma imagem e dão importância a cada pessao tanto no trabalho ou campo profissional, assim como no meio social em que vivemos.

 

BOTÕES

Utilizado desde os tempos pré-históricos, foram produzidos em série desde o século XII e eram feitos de vidro e chifres. Eles perderam a sua função exclusiva de ser útil, e uns anos depois, passaram a ajudar na estética da alta moda como feminizadas, e de 1930. A partir dai ele começou a ser fabricado em resinas e em diversas colores.

 

BOLSAS

Elas foram usadas ​​pelos romanos no século I antes de cristo . Eram de corrente transpassada e eram bolsas bem simples. A partir dos anos tornou-se um acessório exclusivamente feminino. Após a Segunda Guerra Mundial, quando a mulher passou a fazer parte da força de trabalho, as bolsas estilo mensagerio foram criadas e eram moda. Eram muito usadas para manter as mãos livres.

 

BLUSAS

Durante vários séculos, a blusa era uma peça usada somente fazenda e no século XV a.c. . As mulheres a usavam mais encorpadas ou com cinto. Foi nessa mesma época em que a blusa começou a ser desenhada com aspecto mais leve, para combinar com os primeiros trajes femininos. Em 1913, apareceu blusas com corte mais atuais, camisas decotadas e camisas mais costumizadas para ser usada de acordo com a ocasião desejada.

 

BARIGUILHA

A bariguilha era um pedaço de tecido triangular que era amarrado com uma corda, para armazenar as moedas. Foi inventado em França no século XV e não tinha botões.

 

CUECAS

Os homens as usavam bem folgadas e por baixo das roupas e elas se mantiveram do mesmo jeito até o ano de 1920. Em 1939 começaram a ser introduzido modelos mais justos, a tendência nasceu nos Estados Unidos e inclusive as mulheres passaram a comprar essa peça.

 

CAMISAS

As camisas eram muito usadas por trabalhadores em geral durante um longo período de tempo. Por causa disso os burguêses as ocultavam usando outra vestimenta por cima das camisas. Atualmente seu uso está associado a respeitabilidade e elegância. A camisa foi criada pelos gregos no século V. antes de Cristo.

 

GRAVATA

A gravata teve sua origem em 1668, quando um regimento de mercenários croatas chegaram na França, e usavam faixa no pescoço. O francês gostou do detalhe e incorporou em seu guarda-roupa. Dois séculos após um Inglês criou o nó e isso se tornou um símbolo de respeitabilidade burguesa nos anos cinquenta do século XX. Foi menos usada durante a moda da gola alta nas camisas (de gola alta), mas nos anos 80 voltou com tudo a moda. Hoje, milhões de pessoas usam as gravatas diariamente para diversas finalidades, seja nas áreas comerciais, de emprego ou sociais.

 

 

JAQUETA

Esta peça nasceu no século XVIII, na França, como um acessório para andar a cavalo, e na jaqueta o cavaleiro teria um lugar apropriado para colocar a espada. Napoleão III trouxe a moda uma jaqueta mais sóbria e os alfaiates nos anos cinquenta foi libertado de sua rigidez inicial.

 

LUVAS

As primeiras luvas que se tem registro foram encontradas nas pirâmides egípcias e eram usadas somente com a finalidade estética. As luvas hoje faz parte do vestuário e a princípio é usada para proteger as mãos do frio. A luva de frio apareceu na Europa há 10 mil anos. No início, era uma peça de roupa masculina, mas mais tarde se tornou o acessório must-have para as mulheres também.

 

CALÇAS

Seu nome é atribuída a São Pantaleão, mártir do século IV, o médico, patrono de Veneza. Mas as calças como a conhecemos hoje, surgiram em 1830. E em 1860, foi  criado o estilo cowboy ou jean por Levi Strauss que é um imigrante da Baviera que chegou em San Francisco durante a época da corrida do ouro.

 

SAPATOS

A história deste acessório data de 2000 antes de Cristo. Foram encontradas um par de sandálias de palha no Egito. Os primeiros sapatos fechados, como mocassins,  foram encontrados na Babilônia, que tem uma idade de 3.600 anos.

 

(Fonte Musings)

2

2

Request a Consultation

A fun, easy, and FREE consultation at our store located in Miami, Florida.

Name *
 
Email address *
 
Phone number *
 
consultation Type *
 
Appointments
Appointments are available Mon-Sat from 10 a.m. to 7 p.m. and Sun from 10 a.m. to 5 p.m.
Date *
time *
Additional details *
* Required Fields